domingo, 4 de abril de 2010

ATIVIDADES - DENGUE (MOSQUITECA)






MOSQUITECA: Conteúdo- Dengue

Material:
  • 1 garrafa PET de 1,5 ou 2l;
  • 1 lixa para madeira nº 60,100 ou 120;
  • 10cm de microtule;
  • 5 grãos de arroz, alpiste amassado ou de ração;
  • fita isolante;
  • água limpa.

Modo de preparar:

1. Corte a parte superior da PET para fazer um funil, a 5m da boca.

2. Corte cerca da 10cm da base da PET para fazer um copo.

3. Lixe a parte interna do funil para deixá-la bem áspera. Assim,a água subirá pelas linhas criadas com a lixa e aumentará a taxa de evaporação, o que atrai a fêmea do mosquito.

4.Coloque um pedacinho de microtule dobrado sobre a boca do funil, utilizando o "anel" do lacre da garrafa para prendê-lo. ATENÇÂO: não utilize tule comum (véu de noiva), porque os buracos são grandes e deixarão o mosquito escapar.

5.Coloque os grãos de arroz, alpiste ou ração dentro do copo.A fêmea só põe ovos onde identifica que há alimento para as larvas.

6.Coloque o funil sobre o copo e sele as duas partes com fita isolante.

7.Encha a mosquiteca com água limpa até cerca de 3cm da borda do funil.Complete a água,à medida que evapore.

8.Coloque a armadilha no quintal,à sombra.

9.A cada três dias, esvazie o copo num recipiente com cloro para matar as larvas e impedir que se transformem em mosquitos adultos. Verifique se a tela não está rasgada e encha novamente a armadilha com água.


O que acontecerá?

A fêmea colocará seus ovos na parede do funil. Com a água subindo pelas linhas que você criou ao lixar, os ovos descerão pelos buracos do microtule e ficarão presos no copo. Nele, você poderá observar a evolução das larvas do mosquito da dengue e a tela o manterá seguro, pois não permitirá que elas passem para a parte superior do copo.

Cuidado!! Se a tela estiver rasgada, em vez de uma armadilha será um criadouro.Verifique sempre a tela e troque-a quando danificada.

fonte: a "mosquiteca" foi inventada pelo profº Maulori Cabral, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com biólogos da Fiocruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário