quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Dia de Combate ao Colesterol

As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo e o fato delas serem silenciosas acaba dificultando os diagnósticos. Entre os principais problemas mais graves gerados pelas altas taxas de colesterol no organismo é o acidente vascular cerebral e o infarto agudo do miocárdio. Para conscientizar a todos sobre isso, no dia 8 de agosto, foi instituído o Dia Nacional de Combate ao Colesterol.

Presente em quase todos os alimentos, o colesterol nem sempre é maléfico. O colesterol se apresenta como um lipídeo, sempre acoplado a lipoproteínas. Conforme a carga que carregam, elas podem ser de dois tipos: LDL, conhecido como "mau colesterol", e HDL, o famoso "bom colesterol".
 


 O colesterol possui funções importantes no organismo, como servir de matéria-prima para a produção do ácido biliar, mas seu mau consumo, pose ser altamente prejudicial ao coração. Em excesso é depositado pelo organismo na parede dos vasos sanguíneos e é oxidado, formando as chamadas "placas de ateroma". Esse acúmulo pode formar êmbolos e provocar "entupimento", inflamação e até o rompimento das artérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário