Os participantes se envolveram em aulas-vivência, realizaram uma visita virtual às escolas do projeto Currículo Global em São Paulo e conheceram ambientes educativos nas cidades de Leeds (Inglaterra) e Porto Novo (no Benim), onde se promove a sustentabilidade social e ambiental. Entre os debatedores contamos com a presença das doutoras Helena Singer, do Projeto Cidade Escola Aprendiz, e Cristiana Mattos, do Colégio Bandeirantes, Cenise Monte Vicente, da Oficina de Ideias, Claudia Ceccon e Claudius Ceccon, do CECIP. E ainda a participação especial do professor José Pacheco, fundador da Escola da Ponte, em Portugal, referência mundial na Educação.
O evento ocorreu no contexto da Cúpula dos Povos e da Rio+20, mostrando como as recomendações da Carta da Terra (1992) estão sendo implementadas por escolas dos sistemas público e particular de ensino. Durante a manhã e à tarde, cerca de 200 educadores da Grande São Paulo debateram formas eficazes de motivar crianças e adolescentes a pensar globalmente e agir localmente, como cidadãos capazes de contribuir na construção da sustentabilidade social, econômica e ambiental.
As seis escolas paulistas do Currículo Global – Colégio Bandeirantes, Escola Municipal Guilherme de Almeida, Escolas Estaduais Julia Macedo Pantoja e Luiza Hidaka e Escolas Democráticas Politeia e Teia Multicultural – mostraram como é sua atmosfera educativa, por meio de produções dos alunos e professores refletindo a associação entre currículo e valores globais como Democracia, Diversidade, Resolução de Conflitos, Sustentabilidade e Justiça Social. Aconteceram aulas-vivência de Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática, Ciências e Educação Física, em abordagem interdisciplinar e interativa, com os seguintes temas:
- Símbolos/Mitos semelhantes em culturas diferentes: a Serpente de Dan (Benim);
- Imigração, problema ou solução: contexto brasileiro e europeu;
- Mobilidade Urbana em São Paulo e Londres;
- Do bicho da seda na China ao Código Florestal no Brasil;
- A Ciência entre a Guerra e a Paz;
- A casa do João de Barro e o Direito à Moradia.
O ponto culminante do evento foi a entrega do Prêmio CECIP/Fundação Roberto Marinho a seis professores e cinco estudantes vencedores do Concurso “Cidadão Global”. Assim, em plena Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), quase na reta final do período de acompanhamento e cobrança pela realização dos ODMs (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) que se encerra em 2015, educadores de três continentes mostraram como um currículo significativo pode contribuir para que os estudantes e comunidade desenvolvam atitudes e práticas cidadãs, e corresponsáveis, com impacto na melhoria da qualidade de vida, na comunidade e na cidade.
O evento ocorreu no contexto da Cúpula dos Povos e da Rio+20, mostrando como as recomendações da Carta da Terra (1992) estão sendo implementadas por escolas dos sistemas público e particular de ensino. Durante a manhã e à tarde, cerca de 200 educadores da Grande São Paulo debateram formas eficazes de motivar crianças e adolescentes a pensar globalmente e agir localmente, como cidadãos capazes de contribuir na construção da sustentabilidade social, econômica e ambiental.
As seis escolas paulistas do Currículo Global – Colégio Bandeirantes, Escola Municipal Guilherme de Almeida, Escolas Estaduais Julia Macedo Pantoja e Luiza Hidaka e Escolas Democráticas Politeia e Teia Multicultural – mostraram como é sua atmosfera educativa, por meio de produções dos alunos e professores refletindo a associação entre currículo e valores globais como Democracia, Diversidade, Resolução de Conflitos, Sustentabilidade e Justiça Social. Aconteceram aulas-vivência de Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática, Ciências e Educação Física, em abordagem interdisciplinar e interativa, com os seguintes temas:
- Símbolos/Mitos semelhantes em culturas diferentes: a Serpente de Dan (Benim);
- Imigração, problema ou solução: contexto brasileiro e europeu;
- Mobilidade Urbana em São Paulo e Londres;
- Do bicho da seda na China ao Código Florestal no Brasil;
- A Ciência entre a Guerra e a Paz;
- A casa do João de Barro e o Direito à Moradia.
O ponto culminante do evento foi a entrega do Prêmio CECIP/Fundação Roberto Marinho a seis professores e cinco estudantes vencedores do Concurso “Cidadão Global”. Assim, em plena Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), quase na reta final do período de acompanhamento e cobrança pela realização dos ODMs (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) que se encerra em 2015, educadores de três continentes mostraram como um currículo significativo pode contribuir para que os estudantes e comunidade desenvolvam atitudes e práticas cidadãs, e corresponsáveis, com impacto na melhoria da qualidade de vida, na comunidade e na cidade.
Ações: Reuniões mensais de trabalho com cada escola; intercâmbio contínuo entre os educadores via internet; oficinas temáticas reuniu as cinco escolas; elaboração/implementação/avaliação de Planos de Aula e Projetos Interdisciplinares; visitas de estudo ao Reino Unido (outubro de 2010) e ao Benin (março de 2011), com educadores de todas as escolas envolvidas; avaliação continua e avaliação externa.
Produtos: Um manual do Currículo Global, que ficou à disposição de todos os educadores e agentes de mudança social interessados. O material contribuirá para a inclusão sistemática e rotineira dos temas de desenvolvimento sustentável no ensino das diferentes disciplinas do ensino fundamental no Brasil e nos demais países.
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