terça-feira, 1 de maio de 2012

Extração de DNA de kiui

Atualmente, qualquer pessoa já ouviu falar sobre DNA. Como você imagina que seja o DNA?
Os alimentos que comemos são partes de seres vivos, portanto, possuem células com DNA. Então, quando comemos um simples kiui,  ingerimos além de água, sais minerais, vitaminas, proteínas e carboidratos, o seu  DNA. É possível extrair o DNA dos seres vivos.
A profª Arysmar A. Brandão utilizou a técnica a seguir para extrair o DNA do kiui com a turma do 8º ano A da EMEIEF "Duque de Caixas".

Descascar um kiui. Colocar dentro de um saquinho plástico para maceração e pressionar entre os dedos até obter uma pasta quase homogênea.






Em um  béquer, preparar a solução de extração de DNA, misturando 150 mL de água, uma colher de sopa de detergente e uma colher de chá de sal de cozinha.  Mexer bem, porém cuidadosamente para não fazer espuma. Se houver disponibilidade, para facilitar o processo, podemos aquecer a água por 15 segundos em microondas, potência média, antes de usar.



Colocar cerca de 50 mL da solução de extração do DNA sobre a massa do kiui, vedar o saco plástico e misturar levemente por cerca de 15 minutos (observe se o plástico está bem vedado).

Incubar a temperatura ambiente por 30 minutos. Mexer de vez em quando.

Colocar uma peneira sobre um béquer limpo e passar a mistura para retirar os pedaços do kiui.





Dividir o líquido resultante em dois ou três tubos de ensaio com o auxílio do funil. Colocar apenas cerca de 3 dedos no fundo do tubo.

Despejar delicadamente sobre a solução nos tubos uma quantidade de álcool comum maior que o volume do kiui. Não misturar o álcool com a solução.




Aguardar cerca de 3 minutos para o DNA começar a precipitar, ocorrendo a separação de pectina (fase superior) e do DNA (fase intermediária). O DNA está um pouquinho acima do extrato de kiui. O material que sobe logo após a adição do álcool é a pectina.



Usar um pincel para separar as moléculas de DNA. Colocar o DNA sobre a lâmina para melhor visualização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário