domingo, 12 de setembro de 2010

Sustentabilidade

Texto 1
S.O.S MATA ATLÂNTICA
Quando os descobridores portugueses chegaram ao Brasil, há quase 500 anos, encontraram aqui uma mata com uma vegetação exuberante. Hoje, essa formação vegetal recebe o nome de Mata Atlântica.
Naquela época, ela ocupava uma grande região próxima ao litoral, cobrindo quase toda a extensão da costa do país.
O processo de devastação iniciou-se com a derrubada e a comercialização, pelos portugueses, da árvore cujo nome - pau-brasil - foi usado para nomear o nosso país.
Passado o ciclo do pau-brasil, a destruição continuou com a derrubada de árvores para serem queimadas nas fornalhas dos engenhos de cana ou para darem lugar a pastagens, a plantações de café e ao assentamento de colonos.
Além disso tudo, as queimadas passaram a fazer parte do dia-a dia da mata, para que os agricultores pudessem preparar a terra ou garrimpeiros extraírem diamantes.
E hoje resta muito pouco daquela imensa floresta. Para se ter uma idéia, de cada cem árvores existentes antigamente, hoje só temos cinco.
(adaptado de VEJA, 18/11/07, p.75.)
ATIVIDADE:
1.Quais as soluções que você propõe para resolver o problema da Mata Atlântica?
Texto 2
OS DIVERSOS USOS DA ENERGIA SOLAR
Os cientistas acreditam que, num futuro próximo, o homem já deverá dispor dos benefícios energéticos do Sol para aquecimento de casas e edifícios, produção de eletricidade, cozimento de alimentos, movimentação de veículos etc,.Além disso, os raios ultravioletas do Sol são importantes para a formação e calcificação dos ossos.
Os alemães estão criado um projeto para estudos de captação de enregia solar que beneficiará oito países, inclusive o Brasil. Esse projeto prevê a produção de bombas d'água movidas a energia solar que abastecerão regiões remotas, extraindo água do subsolo através de perfurações profundas.
(Adaptado de O CORREIO DA UNESCO, mar. e O GLOBO, 31/12/99).
ATIVIDADE
1. Quais são as utilidades da energia solar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário