quarta-feira, 30 de junho de 2010

GERMINAÇÃO DE UMA SEMENTE




Montagem de uma miniestufa

O pinhão é a semnete do pinheiro-brasileiro,pinheiro-do-paraná ou araucária (Araucaria angustifolia). O pinheiro-brasileiro é uma árvore encontrada em vários trechos da Floresta Atlântica; mas em certos estados, como no Paraná, ele já dominou a paisagem. Se estiver saúdavel e em perfeitas condições, o pinhão é uma semente que germina com facilidade e rapidez. Mesmo assim, podemos construir uma miniestufa para garantir um ambiente ainda mais estimulante para a germinação.


Objetivo:
Observar a germinação de uma semente.

Materiais:
1 garrafa plástica de refrigerante (2 litros);
tesoura de pontas arredondadas;
substrato ( que pode ser formado para uma mistura de partes iguais de terra-vegetal e areia);
pinhão ou outras sementes.

Procedimentos:

1.Reúnam-se em grupos e peçam para um adulto cortar a garrafa ao meio, no sentido transversal. Preencham o fundo com um palmo de substrato; molhem-no,mas sem encharcá-lo.

2.Coloquem a semente deitada, afundando-a levemente no solo. Colem a etiqueta na garrafa para identificar seu grupo e a semente que vocês plantaram.

3.Peguem a outra parte da garrafa, encaixando-a sobre o fundo; tampem-na.

4.Coloquem a garrafa em um local que receba luz indireta, por exemplo, debaixo de uma árvore. Aguardem alguns dias para testemunhar a germinação da semente.

5.Após a germinação e a formação de uma pequena planta, tranfiram a muda para um local onde haja um espaço adequado ao desenvolvimento da árvore.


Atividades:

1.Quais as vantagens de plantar a semente em uma miniestufa?

2.Por que é preciso transferir a semente germinada para um espaço maior?

3.É possível afirmar que existem variações na germinação de diferentes sementes?Quais?

4.Em que situação uma planta teria mais condições de chegar à fase adulta:plantando a semente diretamente no solo ou plantando-a em uma estufa ou sementeira e, depois, transferindo-a para o local definitivo?

5.Você acredita que a presença de árvores perto de áreas urbanas traz algum benefício aos moradores? E em áreas rurais? Em caso positivo, quais?

Extraída do projeto "Arariba",atividade desenvolvida pela professora Mª Aparecida da escola Matteo Bei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário