sexta-feira, 26 de março de 2010















TRABALHAR O CONTEÚDO: INVERTEBRADOS

Ojetivos:

1) Assistir ao desenho e observar as características do ambiente marinho.
2) Identificar os diferentes animais invertebrados.
3) Perceber algumas das relações ecológicas existentes bem como sua importância.

Comentário:

Os invertebrados se organizam em vários filos: poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, anelídeos, moluscos, artrópodes e equinodermos. Cada um deles apresenta algumas características.

Estratégias:

1) Assistir "Procurando Nemo". O professor poderá previamente alertar os alunos para que fiquem atentos a algumas situações.
2) Em seguida, deve-se discutir o filme a partir de um roteiro que poderá apresentar questões como as que seguem:

Atividades:

a) Qual a relação ecológica entre o peixe-palhaço (Nemo) e a anêmona-do-mar?
b) O professor (arraia) canta uma música para sua turma. Como é essa música? O que significam os nomes que nela são ditos
c) Como a arraia se classifica? Dê suas principais características.
d) Fala-se de um ponto brilhante que é um ecossistema completo. Explique o que é isso e o por quê de tal afirmação.
e) Cite os invertebrados que aparecem no desenho.
f) Cite exemplos dos diferentes vertebrados e mostre suas características.
g) Identifique uma falha no filme.


3) Pedir para os alunos desenharem em seu caderno os animais invertebrados do filme, explicando algumas características observadas.
4) Propor uma pesquisa sobre animais invertebrados. Os alunos devem colar ou desenhar esses animais em seu caderno.

Sugestões e dicas:

1) Pedir aos alunos que assistam em casa outros filmes de animação, como por exemplo "Espanta Tubarões", analisando as cenas e comparando-as com as de "Procurando Nemo".

Baseado no trabalho da professora:Cristina Faganeli Braun

Nenhum comentário:

Postar um comentário